Vídeo Institucional coloca seu público dentro “da sua casa”. Promova experiência.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Muitas empresas e marcas já entenderam que investir em um vídeo institucional como uma peça importante em suas estratégias de marketing é fundamental. Mas e o seu negócio? Já tem um vídeo institucional para conectar mais clientes à sua marca?
Chegou a hora de compreender a importância de um vídeo institucional e o motivo para produzi-lo o mais rápido possível!

Mas afinal, o que é um vídeo institucional?

Você deve ter visto um vídeo desses recentemente sem saber que se tratava de vídeo institucional. Ao consumir conteúdo em vídeo no Youtube, por exemplo, pesquisando sobre um determinado assunto, você com certeza já se deparou com algum vídeo apresentando as características de uma empresa.

Essas produções são usadas em estratégias de marketing, e são chamadas de vídeos institucionais, também conhecidos como vídeo corporativo ou vídeo empresarial.

Um vídeo institucional tem a função de mostrar a sua empresa para o seu público sem que eles precisem visitá-la fisicamente, a fim de compreender sua estrutura, a qualidade do que ela produz ou dos serviços que ela presta. É no vídeo institucional que as empresas podem colocar em evidência, a visão, a missão e os valores da marca, bem como explorar pontos que falem sobre a relação da empresa com seus colaboradores, clientes ou até mesmo como a empresa trata questões sociais e ambientais.

São infinitas as possibilidades a serem trabalhadas na construção de um vídeo institucional. Com esta ferramenta você coloca seu público dentro da “sua casa”. Conecta pessoas com o seu negócio e gera uma percepção maior do valor da sua marca.

Por que sua empresa deve ter um vídeo institucional?

É bem verdade que o mercado torna-se a cada segundo mais competitivo. Segundo uma pesquisa recente da Agência Brasil, o Brasil possui 19,7 milhões de empresas ativas. Sendo que destas, 76% usam a internet para fazer negócios.

E o que isso tem a ver com a produção de vídeo institucional para empresas? Você mesmo pode responder isso, refletindo sobre essa segunda pergunta: Você prefere ler um PDF com quatro páginas de apresentação de um negócio, ou assistir um vídeo de 2 minutinhos onde nele você tem toda a informação sobre a empresa apresentada?

A experiência que um vídeo institucional proporciona para quem o assiste, faz com que essas pessoas passem por uma imersão no ambiente da marca e entendam a mensagem de uma forma muito mais clara e fluida. 

As pessoas estão na maior parte do tempo conectadas, através da tela de um computador ou de um celular. E isso torna esse tipo de investimento ainda mais interessante.

Em que prestar atenção na hora de contratar uma produtora de vídeo institucional?

Atualmente existem muitas opções no mercado quando falamos de produtora de vídeo. Algumas produtoras de vídeo, possuem uma estrutura mais encorpada, são credenciadas pela ANCINE (Agência Nacional de Cinema), com time especializado, produção própria e completa de todas as etapas de uma produção. Esse é o caso da Vis Produtora, que atua há mais de sete anos no segmento. Mas também existem produtoras mais enxutas que terceirizam algumas demandas, não atuando diretamente em todas as etapas do projeto.

Mas independente da produtora escolhida, é de extrema importância que esses cinco passos que destacamos a seguir, façam parte do processo para a criação do vídeo institucional do seu negócio.

Antes de tudo, é essencial que você entenda bem sobre a empresa, e tenha clareza das informações que deseja passar na mensagem do vídeo. Também é fundamental conhecer o público que receberá essa mensagem. E se tiver dúvida sobre essas questões, uma agência de marketing ou até mesmo a produtora de vídeo, dependendo da sua estrutura, poderá lhe ajudar nesse processo.

Mas vamos aos cinco passos que falamos anteriormente:

  1. Tudo começa com um bom roteiro

Um dos maiores desafios de quem deseja utilizar um vídeo institucional nas estratégias de marketing é a construção de um bom roteiro. Isso porque poucas produtoras de vídeo têm essa etapa do processo incluída no serviço de produção.

No caso de produtoras como a Vis, por exemplo, o trabalho de produção de roteiro fica mais fácil pelo fato de ter em seu time profissionais que procuram entender os pontos importantes da marca e a mensagem que precisa ficar evidente nesse vídeo institucional.

Então assim que se conclui o brainstorming (reunião para discussão de ideias), são definidas com muita clareza as ideias centrais do vídeo institucional junto com a equipe responsável pelo projeto. Assim cria-se a mensagem e todo o caminho que ela vai percorrer durante o vídeo.

A partir daí, escreve-se um roteiro bem definido e criativo que vai formalizar esse caminho. O roteiro será o mapa para tudo o que virá depois, como filmagem, ilustração, animação, locução, trilha sonora, dentre outros.

Ao contrário do que muitos pensam, roteiros não são imprescindíveis apenas em filmes, séries e comerciais publicitários. Nesse artigo, você vai perceber que vídeos institucionais não são exceção nesse quesito.

  1. O visual precisa ser incrível e cuidadosamente pensado.

Não é à toa que vídeos têm se tornado cada vez mais requisitados em estratégias de marketing. Isso porque o visual em um vídeo é consideravelmente mais atrativo do que em qualquer outro tipo de mídia.

Nos dias atuais, mais de 80% do tráfego na internet é dedicado a vídeos. Porém nem todas as marcas ou produtos despertaram interesse suficiente do público após usarem vídeos como ferramenta de comunicação.

Para quem busca sucesso e êxito no impacto de um vídeo institucional na sua audiência, o design deve ser criativo e de muita qualidade. Isso elevará o patamar do conteúdo exibido, fazendo que o mesmo tenha maior destaque.

Uma animação e uma renderização bem feitas terão como resultado um material profissional e ideal para ser exibido ao mercado. Por isso é importante que vídeos institucionais sejam feitos por profissionais com experiência e tato para entrega de algo respeitável e engajador. Afinal, é no visual, ou seja, nessa primeira impressão, que a atenção do público será retida.

  1. Seja objetivo

A verdade é que atualmente ninguém tem paciência para vídeos demasiadamente longos, e que demoram para comunicar a mensagem principal. Muitos ficam com aquela sensação desconfortável de que estão perdendo tempo ao assistir o material.

Vídeos objetivos são muito mais atrativos. O tempo ideal para a duração de um vídeo institucional fica entre trinta segundos e dois minutos, mais do que o suficiente para apresentar uma empresa destacando os pontos que importam para o público.

Deseja apresentar outros temas que podem estender esse tempo? O ideal é fazer um novo vídeo. E se ainda assim o assunto que quer comunicar precisar ser mais extenso, além de vídeos você pode indicar um material mais completo no próprio vídeo. Assim, você fortalece a retenção das pessoas, sem ser cansativo.

O ponto principal é sempre manter a atenção do público. Se a mensagem demora demais a ser comunicada, com toda certeza esse vídeo será fechado, e é quase certo que esse usuário perca o interesse, causando uma má impressão para sua marca.

  1. Conte uma boa história!

A forma mais eficaz de prender a atenção do público com a mensagem criada no vídeo é através de um bom storytelling (forma profissional de contar uma história). É possível usar cenários, personagens, fazer analogias e metáforas inteligentes. São infinitas as possibilidades criativas para a construção de uma história que conecte a sua marca com as pessoas durante um vídeo institucional.

O objetivo de uma boa história, é tornar essa experiência emocionante e gravar a sua marca na memória do público. Quando isso acontece, significa que o vídeo alcançou seu propósito.

  1. Trilha Sonora

É muito importante que parte do esforço para produção de um vídeo institucional seja aplicado em criar uma boa trilha sonora.

Um vídeo mudo ou com um áudio ruim, farão com que as pessoas desistam de assistir o vídeo até o final.

Assim, existem algumas dicas para que essa parte do produção seja bem feita. Uma boa sacada é produzir uma locução profissional, que seja clara e agradável, adicionar efeitos sonoros que deixem tudo mais realista, como o som de passos,  até o som de um veículo, por exemplo, ou a escolha de uma música de fundo, que empolgue o espectador.

Quando escolher uma música de fundo, lembre-se de utilizar músicas atemporais. Escolher um hit do momento pode criar uma data de validade para o seu vídeo.

Procure inserir em seu vídeo institucional, músicas e sons que se identifiquem com as cenas e despertem o sentimento correto para o objetivo do vídeo. Uma cena de duas pessoas apertando as mãos no fechamento de um negócio com uma música divertida ao fundo, por exemplo, pode roubar o sentimento de credibilidade e confiança ideal a ser transmitido na cena.

Outra coisa a se evitar é utilizar músicas com vocais junto a locução do vídeo, pois a voz do cantor pode embaralhar-se com a voz do locutor. E claro, não menos importante, é observar os volumes de som, tanto da trilha quanto da locução, para que a mensagem torne-se audível e clara.

O vídeo na estratégia:

Claro que é lindo demais ter lá um vídeo institucional bem produzido. Mas isso não tem efeito se ele não for utilizado estrategicamente. Por isso é importante em alguns casos interagir com quem está assistindo, convidando-o para fazer alguma ação durante ou na finalização do vídeo.

Também é interessante mensurar os resultados que o vídeo institucional está trazendo para o negócio. Observar as métricas na veiculação desse conteúdo na internet também ajuda a entender o quão relevante esse material institucional é para o público e assim pode-se medir as reações das pessoas ao recebê-lo e visualizá-lo.

Agora que já sabe a importância de produzir um vídeo institucional para o seu negócio, conte pra gente nos comentários se você já produziu um vídeo para sua empresa, e se ainda não, comente se este artigo conseguiu comunicar a importância dessa ação para sua marca. Até a próxima!

Fale Conosco