Vídeos em Animação 2D: conheça os benefícios de incluí-los nas suas estratégias de marketing


Você com certeza já ouviu falar da animação 2D, mas será que conhece todos os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio? Continue a leitura e saiba mais sobre esse recurso!

No mundo atual, todos procuram uma forma de serem notados na mídia, o que não é uma tarefa fácil em meio a um turbilhão de informações criadas e compartilhadas diariamente. Portanto, é preciso chamar a atenção, e uma excelente forma de fazer isso é por meio de vídeos.


A probabilidade de retenção de um conteúdo é 95% maior ao assistir um vídeo do que ao ler um texto, sendo que nas mídias sociais, os vídeos são compartilhados 1200% mais do que outros tipos de conteúdo.


E sobre vídeos, existe uma série de possibilidades, cada uma voltada para públicos e objetivos específicos. Entre elas, podemos citar as animações, que nada mais são que vídeos customizados onde imagens “ganham vida” e consequentemente prendem mais ainda a atenção dos espectadores.

Vídeos animados no dia a dia das marcas e empresas


Usar vídeos animados como parte da estratégia de uma marca é uma excelente forma de se conectar ainda mais com o seu público-alvo. E seus benefícios são diversos: facilita a compreensão, aumenta o engajamento, prende a atenção, desperta sentimentos, faz com que a marca seja lembrada e também passa uma imagem de qualidade e inovação.


Personagens animados, ainda, costumam ser mais cativantes e simpáticos, criando assim uma empatia com quem está visualizando, conectando ainda mais a marca e o cliente. A customização também é possível: mudando cenários e cores e adicionando elementos gráficos ou textos conforme a necessidade. Além disso, vídeos animados deixam os usuários mais motivados e podem passar uma sensação de bem-estar!


As animações podem ajudar em diferentes projetos, seja para realização de propaganda de determinado produto ou serviço, para educar o público, apresentar uma empresa ou marca, entreter os espectadores e muito mais.



Vídeos em 2D vs Vídeos em 3D


Existem duas formas de animação: as feitas em 2D e as em 3D. Ambas trazem resultados positivos e podem ter papéis parecidos, porém são consideravelmente diferentes.


A animação 2D nada mais é do que aquelas feitas com imagens “planas”, ou seja, que não possuem profundidade, que permitem apenas um ângulo de visualização e perspectiva. Os personagens são caracteristicamente cartoonizados, ou seja, lembram um desenho. Nela, também, existe a possibilidade de escalar e criar uma série de vídeos similares.

Já uma animação em 3D conta com personagens e objetos que, ainda que sejam cartoonizados, passam uma imagem mais realista.


Isso porque as imagens tridimensionais possuem múltiplas perspectivas e profundidades, inclusive o chamado “depth perspective” ou perspectiva de profundidade, se assemelhando com o que é visto no “mundo real”. Essa semelhança também é evidenciada com o fato de que em 3D também é possível acrescentar texturas e sombras, por exemplo.


Como a animação 2D pode ser utilizada no dia a dia?


Quando se pensa em animação 2D uma das primeiras coisas que vêm à mente são os desenhos infantis. Podemos dizer que elas ganharam popularidade dessa forma, e até hoje são muito bem-vistas por crianças e até mesmo por adultos que querem descontrair.

A grande maioria dos jogos virtuais também são feitos dessa forma.


Mas a verdade é que esse tipo de animação é extremamente versátil!


Em páginas institucionais, algumas empresas fazem uso de personagens animados para guiar o visitante e ajudá-lo a navegar pelo site ou tirar suas dúvidas. Outra aplicação do 2D é em anúncios.


Ainda no mundo corporativo, é bastante comum encontrar animações explicativas e educativas, principalmente nos programas de educação empresarial. Nelas, um personagem representando a empresa ensina a como realizar determinada atitude, usar o software em questão ou como se comportar em tal ambiente.


Animações explicativas também têm crescido no ambiente escolar, justamente por prenderem a atenção de crianças e adolescentes com maior facilidade, sendo inclusive vista como uma intervenção favorecedora do desenvolvimento da personalidade e da socialização.

Outro lugar onde elas podem ser identificadas é em propagandas governamentais para a conscientização da população, pelo fato de permitirem um fácil entendimento.

O que levar em consideração na hora de criar uma animação 2D?


Uma animação 2D pode ser uma excelente opção para praticamente qualquer tipo de negócio e objetivo. Animar em 2D possui custos mais baixos, principalmente se comparado à animação 3D ou da contratação de atores e cenários reais. Elas também têm um tempo mais rápido de produção e os moldes podem ser adaptados para novos projetos.


Mas para que o seu investimento tenha retorno é preciso se atentar a alguns pontos.


Para que a animação prenda a atenção do internauta, é preciso que ela tenha uma história e elementos condizentes, como cores e personagens, além de movimento. E isso sem contar outras partes importantes, como os diálogos e ações, perspectivas adequadas e enquadramento, por exemplo. Também é importante lembrar da necessidade de se sensibilizar durante o projeto, pensando sempre naquilo que atrai o seu cliente e no que ele precisa alcançar com a ajuda do vídeo animado.


Vídeo em Animação 2D produzido para a Haco Etiquetas

Quero usar animações na minha estratégia, o que eu faço?

Depois de conhecer mais sobre a animação 2D e os benefícios que ela pode trazer para o negócio, não é de se espantar que deseje começar a incluir esse tipo de conteúdo na sua estratégia.


Porém, colocar isso em prática não é tão simples quanto pode parecer. Isso porque para fazer uma animação é preciso ir além do planejamento do conteúdo. É preciso ter técnicas de desenho, saber utilizar softwares específicos e ter conhecimento técnico como um todo.

Para a realizar projetos desse tipo, o ideal é sempre contar com a ajuda de uma empresa especializada no ramo, com anos de experiência e com todo o aparato técnico e teórico para entregar o melhor trabalho possível.


Nós, da Vis Produtora, podemos te ajudar a contar suas histórias e a ter resultados únicos!

E se quiser saber mais, aproveite para conhecer outros conteúdos sobre produção audiovisual e seus benefícios disponíveis aqui em nosso blog!


#vídeodeproduto #motion #animação2d #marketing #vídeosanimados #vídeomarketing